HISTÓRICO CINESIOLOGIA INTEGRAL BASE CIENTÍFICA

HISTÓRICO

A história da Cinesiologia Aplicada, hoje, Cinesiologia Integral, tem seu início com o casal Henny Van der Bend Moniz de Aragão e José Joaquim Moniz de Aragão, em 1979. 
Durante uma viagem a Escócia o casal conhece na Comunidade de "Findhorn", um Instrutor de Touch for Health que lhes demonstra alguns dos princípios da Cinesiologia Aplicada, e fornece-lhes o endereço em Pasadena, Califórnia, EUA.
Em 1981, seguem  para estudar todos os segredos desta nova ciência, divulgada pelo Quiropata americano Dr George Good Heart nos primórdios dos anos 60  e tornan -se os primeiros instrutores de Touch for Heath no Brasil, aliás  em  toda América do Sul.
Em 20 de outubro de 1982, em Araruama - RJ, fundam  o CEPHI - Centro de Pesquisas do Homem Integral com o objetivo de divulgar esta técnica, em vista dos resultados obtidos na sua aplicabilidade.
Em 18 de Junho de 1987, falece José Joaquim Moniz de Aragão,  em pleno exercício da função, ministrando um curso em Santos.
Seu falecimento deixa um grande espaço vazio, posteriormente, preenchido por nova Diretoria,  a saber: Dr. José Carlos de Azevedo (Cardiologista e Homeopata), Dr. José Roberto Dias (Traumatologista e Homeopata), Prof. Bugre Ubirajara M. de Lucena (Professor de Educação Física e Artes Marciais) e Dr. Marco Antônio Bragança Mary (Médico - Psiquiatra), sob a direção de Henny.

 

CEPHI – NOVA ETAPA



Após a partida de Henny em 06/10/96 e de Bugre em 23/12/98 o CEPHI tem que tomar novo impulso e utilizar novas energias para dar continuidade ao trabalho dinâmico de Integração Cósmica, proposto desde o início por Henny e José Aragão.
Em janeiro de 1997 liga-se ao Centro DE HOF VAN AXEN na Holanda, dirigido por, Coby Schasfoort, em conexão com os Centros de Cinesiologia da África do Sul, Suíça (Basel) e Canadá.
Posteriormente com os diversos estudos e pesquisas realizados pela equipe, o CEPHI segue um novo caminho, que abrange a alma humana em seus vários aspectos: individual, coletivo, social e cultural, , abrangendo as áreas emocional, mental e essencial do Ser Humano, a Cinesiologia Integral.

Atualmente o CEPHI, , segue seus próprios passos apoiados por amigos, tendo como Presidente Dr. José Roberto Dias, Médico – Especialista em Ortopedia, Homeopata, e em Medicina Tradicional Chinesa, Instrutor de Touch for Health, Facilitador (Three in One Concepts), além de várias outras especialidades. É dirigido por Silvia Teresa F. Silva, Fisioterapeuta, Professora de Educação Física, Instrutora de Touch for Health, Facilitadora (Three in One Concepts), além de vários cursos realizados na Holanda, entre os quais, Neural Organization Tecnique - N.O.T, nível 1, 2 3.  Assistente e estagiária de Henny durante sete anos. 
Destacamos, também a colaboração dos colegas, Hermeval A. Borges, Psicólogo;  Sandra Regina de Souza, Médica - Homeopata e Clotilde da Silva Moura; Massoterapeuta.

 

 

 

 



CEPHI    Rua Capitão Vergara nº 157 - Coqueiral - Araruama / RJ - CEP: 28970-000 Brasil