HISTÓRICO CINESIOLOGIA INTEGRAL BASE CIENTÍFICA

CINESIOLOGIA INTEGRAL

A Cinesiologia Integral é filha dileta, que integrou e desenvolveu os benefícios da Cinesiologia Aplicada.
A Cinesiologia Aplicada é uma idéia original de George Goodheart, um médico Quiroprático americano, altamente observador e criativo que começou em 1964 a desenvolver este método holístico de avaliar e corrigir uma serie de desequilíbrios estruturais, químicos, nutricionais e eletromagnéticos dos sistemas corporais do ser humano.
O Dr. Goodheart descobriu que, sempre que um músculo ficava fraco o músculo correspondente do outro lado se contraia, e quando corrigia a fragilidade a contratura e o espasmo eram aliviados. Prosseguindo em varias experiências descobriu que alguns músculos estavam fracos, porque havia uma obstrução do sistema linfático e ao massagear pontos específicos, os músculos relacionados eram fortalecidos.
Com o tempo, Goodheart testou músculos relacionando com alterações funcionais de outros sistemas corporais. Descobriu que alguns eram enfraquecidos pela deficiência da circulação, por má nutrição ou bloqueios nos meridianos da acupuntura, pois ao tocar os pontos de sedação ou tonificação eles se tornavam fortes novamente.
Esta foi a descoberta mais importante do Dr. Goodheart, existem ligações entre músculos, órgãos, vísceras, sistema neurolinfático, sistema neurovascular e meridianos da acupuntura..
Durante anos Goodheart e seus colegas desenvolveram uma serie de testes, baseados nesta relação e escreveram o primeiro livro de Cinesiologia Aplicada.
Um de seus colegas mais chegados , o DR. John Thie, empolgado com a descoberta, pensou em tornar acessíveis a profissionais não médicos. Em 1975, sintetizou os Conhecimentos da Cinesiologia Aplicada num livro que chamou de Saúde pelo Toque (Touch for Health), 
Foi criada então a Fundação de Saúde pelo Toque com John Thie, Goodheart e Sheldon Die que formaram profissionais para dar cursos nos EUA, principalmente no estado da Califórnia.
José Joaquim e Henny conheceram a técnica em 1978 na Comunidade de Findhorn com um Facilitador e partiram para San Diego na Califórnia para fazerem o curso de Saúde pelo Toque, tornaram-se os primeiros Instrutores do Brasil e América do Sul, quando em 1980, fundaram o CEPHI em Araruama.
A Cinesiologia proporciona através dos testes musculares, como instrumento de bio-feedback, uma ajuda incalculável, na escolha de tratamentos, alem de criar um estado saudável e harmonioso naqueles que foram trabalhados.
Os testes musculares são a principal ferramenta de avaliação utilizada e é o seu uso que distingue a Cinesiologia Aplicada de outras técnicas O método de testar um músculo, em ligeira contração ou extensão, difere da avaliação dos fisioterapeutas, que procuram a resposta, da força muscular.
Os testes musculares em Cinesiologia Aplicada, são uma forma de bio-feedback no qual a resposta, ligado ou desligado em correspondência com o tônus muscular.
Os psico-fisiologistas definem o tônus muscular como: A atividade de um músculo em repouso aparente. Esta definição indica que um músculo está sempre em atividade mesmo que isto não seja traduzido em movimento. Não se trata de atividade motora, mas sim de uma manifestação da função tonica. Esta função tem propriedade de regular a atividade permanente do músculo, que condiciona nossa postura e faz com que a musculatura esteja preparada para responder as múltiplas solicitações da vida.
O tônus se encontra em todo organismo vivo, e tem em condições ideais um nível homogêneo em todo corpo. O tônus aumenta com a atividade e diminui com repouso. Exemplo disso é que uma pessoa dormindo parece mais pesada de ser levantada que acordada. Seu peso real é o mesmo porem a densidade do corpo se altera de acordo com o nível do tônus.
Os estados emocionais e mentais, o esgotamento físico e mental estão também em intima relação com o tônus, por exemplo; a mesma escada que num momento de alegria subimos sem esforço, nos parece interminável quando estamos depressivos.
A conduta de cada um também modifica a tonicidade, sabemos que uma pessoa tranqüila pode exercer uma influencia benéfica sobre todo um grupo e outra nervosa terá efeito contrario. 
Eutonia (Gerda Alexander -1976), que dizer tensão harmônica, equilíbrio das diversas tensões que existem no corpo humano, esta flexibilidade do tônus permite que ele se altere para mais hipertonia e para menos hipotonia e retorne ao tônus habitual, eutonia.
A Cinesiologia Integral através do teste muscular, leitura dinâmica-manual do tônus muscular, facilita o intercambio com a unidade físico-bio-psico-espiritual dos seres humanos, facilitando o retorno a um estado saudável e harmonioso.

 

 

 



CEPHI    Rua Capitão Vergara nº 157 - Coqueiral - Araruama / RJ - CEP: 28970-000 Brasil