HISTÓRICO CINESIOLOGIA INTEGRAL BASE CIENTÍFICA

BASE CIENTÍFICA 

Qualquer fenômeno da vida deve ser abordado com base na primeira Lei Natural, a Bipolaridade Universal, pois todas as questões da vida possuem seu lado positivo e seu oposto complementar, o lado negativo, transcendendo o sentido da palavra positivo e negativo, como também na segunda Lei Natural, a Quadripolaridade Universal que surgiu a partir da Grande Expansão Big Bang do Universo a partir da quebra da simetria, até estão existente.

Nestes minutos iniciais do Big Bang, as quatros grandes forças, gravidade, força nuclear fraca, força nuclear forte e eletromagnetismo, que deram origem ao universo, encontravam-se unidas e simétricas, separaram-se e criaram autonomia para co-criarem  as partículas e sub partículas que formam a matéria , a anti-matéria  e as energias existentes hoje.
Este aspecto bipolar e quadripolar é que serviu e serve ao CEPHI como modelo para uma abordagem Integral do Ser Humano, com objetivo de permiti-lo alcançar níveis mais sutis de consciência. Como nos diz Ken Wilber em seu livro uma “Visão Integral”, a abordagem para transformação da consciência, tem que interagir a bipolaridade, interior x exterior e individual x coletivo, bem como integrar a quadripolaridade (quadrante), interior individual, interior coletivo, exterior individual e exterior coletivo.

Para melhor compreensão descrevemos algumas de suas correspondências:

1º)  Interior Individual → refere-se ao mundo subjetivo inconsciente individual, lado  intencional, campo espiritual, relacionado a gravidade e ao elemento Ar dos alquimistas. Trabalhado nos cursos de Digito Essencial, Centros de Energia, Memória Ativa, Poder, Essências Florais, Elixir de Pedras e Homeopatia.
2º) Interior Coletivo → refere-se ao mundo inter- objetivo do inconsciente coletivo, lado cultural, campo mental, relacionado ao força nuclear fraca e ao elemento Fogo dos alquimistas. Trabalhado nos cursos de Digito Mental, Comportamento da Dor e do Bem Estar, Mapa de Atitudes (caráter), Barômetro (estados desejados de mente).
3º) Exterior Individua l→  refere-se ao mundo objetivo, do consciente, lado comportamental, corpo físico (cérebro, estrutura e função), relacionado a força nuclear forte e ao elemento Terra dos alquimistas. Trabalhado nos cursos de Saúde pelo toque, Digitos estrutural, nutricional e energético, Lei dos cincos movimentos da acupuntura e Barômetro do corpo.
4º) Exterior Coletivo → refere-se ao mundo inter-objetivo, do consciente coletivo, lado social, campo emocional, relacionado ao eletromagnetismo e ao elemento Água dos alquimistas. Trabalhado nos cursos de Dígito emocional, músculos e emoções, Barômetro Comportamental (emoções reprimidas).
Para entender o TODO é preciso entender as PARTES. Para entender as PARTES é preciso entender o TODO. Assim é o circulo do entendimento que entrelaça, sem emendas, verdades do conhecimento humano, da arte a poesia, do empirismo a hermenêutica , da psicanálise a meditação, da teoria evolucionista ao idealismo, da teoria do caos as ciências de sistemas, da fisiologia a psicologia, da sabedoria do oriente ao conhecimento tecnológico do ocidente.
Todos os quadrantes tem verdades incrivelmente importantes para nos contar das nossas experiências os caminhos que necessitamos seguir ao encontro da Fonte da Origem antes do Big Bang .

 

 

 

 

 



CEPHI    Rua Capitão Vergara nº 157 - Coqueiral - Araruama / RJ - CEP: 28970-000 Brasil